Atendimento Humanizado para a sua clínica

Atendimento humanizado na sua clínica

O atendimento humanizado é hoje um diferencial que dever ser praticado na sua clínica. Todo ser humano às vezes está sujeito à perda de saúde e à necessidade de assistência médica. Nesses momentos, certamente, o que se espera é uma receptividade acolhedora. Para isso, existe o tratamento humanizado. Você sabe o que isso significa?

 

Continue lendo este artigo para saber mais e identificar este tipo de serviço. Aqui, você descobrirá os benefícios e pilares dessa assistência.

 

O significado do cuidado humanizado

 

É o que está relacionado principalmente à subjetividade, que vai muito além do bom atendimento. Ainda assim, é uma forma de acolhimento, em que a presença do paciente, de seu familiar ou acompanhante e, pelo menos, de um profissional de saúde é imprescindível. É um novo modelo de gestão e relacionamento, com proximidade, atenção, saber falar, saber ouvir, sensibilidade, olho no olho, forte aperto de mão e muito mais.

 

Há muito tempo, a palavra atendimento tinha o significado simples de receber. Hoje, o atendimento humanizado é fundamental para que uma instituição tenha sucesso e continue crescendo no mercado. Em uma clínica, deve ser inserida uma política organizacional, e esta deve ser a regra para todos que contribuem com a empresa: desde a recepção, porteiro, segurança, responsável pela limpeza, técnicos e demais profissionais.

 

Para que o atendimento humanizado seja eficaz, é fundamental que todos os colaboradores da clínica passem por um treinamento repleto de detalhes, pois o gesto e a palavra de cada um expressam parte da cultura da empresa. Essa ação, mesmo que seja um simples bom dia, quando realizada com respeito, é uma forma de atenção humanizada.

 

Inserir este serviço na sua clínica não é apenas uma iniciativa, é introduzir uma nova cultura, a ser trabalhada com foco nos desejos e necessidades dos consumidores, para ser realizada de forma adequada, para refletir na vida de clientes, colaboradores, etc. quanto a produtividade da empresa.

 

No mundo contemporâneo, a tecnologia da informação é uma grande aliada para contribuir com a humanização do atendimento, uma vez que pode ser inserida para otimizar:

 

  • contato com clientes e mantê-los bem informados;
  • atualização de registros médicos;
  • interligação de todos os terminais da instituição para facilitar a localização dos dados dos clientes em todos os terminais;
  • aparelhos e instrumentos modernos para consultas e exames.

 

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Principais pilares do atendimento humanizado

 

Os pilares incluem o atendimento e também a parte física do estabelecimento.

 

  • Recepção física

 

Escritório: é importante fugir daquela impressão de clínica pública. O ambiente de espera deve ser muito tranquilo. As cores devem proporcionar sensações aos clientes, portanto, as claras são mais adequadas. Toque música suave com volume confortável. Ainda assim, um ambiente com plantas e flores ilumina o dia de qualquer pessoa, enfim, cadeiras confortáveis, bebedouro, café, banheiro etc. não podem faltar.

 

Acessibilidade: este serviço deve ser extensivo a pessoas com deficiência, idosos e outros que dela necessitem. A acessibilidade é apresentada através de corrimão, rampa, piso antiderrapante e outros cuidados.

 

  • Recepção de profissionais

Equipe de atendimento: esta ação é de responsabilidade de todo o grupo de colaboradores, sem exceção. Os profissionais devem acompanhar o cliente integralmente – antes, durante e depois, ou sempre que necessário – para que o trabalho seja focado no cliente / paciente.

 

  • Gestão humanizada

O princípio da gestão eficiente é o planejamento, que permeia todos os colaboradores, que são os principais “atores”, que estão sempre no comando de todas as atividades da empresa, por isso é importante que participem desse planejamento.

 

Para que o trabalho seja verdadeiramente humanizado, é fundamental que os colaboradores estejam satisfeitos com seus recursos financeiros e que sejam tratados com respeito e humanidade por seus superiores.

 

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Benefícios do atendimento humanizado

 

As práticas para o cuidado adequado favorecem os clientes. Confira alguns deles!

 

  • Memorabilidade

Atenção é uma marca registrada da vida de qualquer pessoa. O profissional que atende com excelência seus clientes passa a ser digno de admiração. O atendimento é ainda mais reconhecido quando a pessoa está angustiada, com um problema que considera difícil de resolver. Portanto, ouvir, mostrar disponibilidade, responder com paciência é uma forma de humanidade.

 

  • Maior eficácia no atendimento ao paciente

A dedicação que o profissional reflete para com o cliente é decisiva para o resultado do tratamento, uma vez que qualquer busca pela saúde não está relacionada apenas aos medicamentos. O estado psicológico do paciente também precisa ser muito bem trabalhado e o funcionário eficiente atende de várias formas, inclusive psicológicas, pois o paciente precisa se sentir seguro.

 

  • Forte relacionamento com a ética

A ética é um comportamento indispensável em qualquer função. Relacionar-se com o paciente exige que o profissional conheça sua subjetividade, para um diagnóstico eficaz. Outra forma de praticar a ética é não ser insensível às condições dos clientes e observar sua maneira de falar. Algumas pessoas absorvem as informações com calma e outras são mais sensíveis, portanto, equilibrar essa prática também faz parte do profissionalismo.

 

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  • Lealdade

O paciente é uma pessoa que precisa ser conquistada para se tornar fiel. Portanto, o serviço deve ser aplicado com palavras e gestos que demonstrem conhecimento, eficiência e humanidade. Diante desses adjetivos, a possibilidade de retornar e indicar amigos e familiares é muito provável.

  • Facilidade em ganhar confiança

Aquele ditado “fica a primeira impressão” deve ser considerado quando se trata do assunto: profissional e cliente ou médico e paciente.

 

Portanto, o primeiro atendimento precisa ser realizado com muito profissionalismo, mas não se pode deixar de ganhar a confiança falando com propriedade – o cliente precisa sentir que está sendo cuidado por um profissional bem treinado.

 

Agora é importante pensar em inserir esse tipo de atendimento em seu planejamento estratégico, pois quando esse tratamento é dado aos seus clientes, ele se torna “combustível” para alavancar sua clínica e aumentar seu reconhecimento no competitivo mercado.

 

Como você viu, é fundamental conhecer com mais profundidade o atendimento humanizado, os pilares que o sustentam e os benefícios que proporciona aos seus clientes, ao grupo de trabalho e à sua instituição.

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