Pesquisa de Satisfação so Paciente

Pesquisa de satisfação do paciente

Embora nem todos concordem exatamente sobre o que ou como medi-la, a pesquisa de satisfação do paciente tornou-se parte integrante do sistema atual de prestação de cuidados de saúde.

 

Os líderes de saúde, médicos, secretárias e outros funcionários do setor entendem que maximizar a satisfação do paciente é uma meta importante. As clínicas e consultórios médicos se esforçam para que seus pacientes fiquem satisfeitos não apenas com seus cuidados de saúde e seus resultados, mas também com os aspectos não clínicos de suas experiências com os pacientes. Por essas razões, as organizações de saúde há muito buscam entender as perspectivas de seus pacientes por meio de pesquisas de satisfação do paciente.

 

Atendimento humanizado na sua clínica

 

Dada a importância da satisfação do paciente na assistência à saúde hoje, é útil definir e descrever os elementos do cuidado ou as interações paciente/clínica que a influenciam. Embora nem todos concordem exatamente sobre o que ou como medi-la, a satisfação do paciente tornou-se parte integrante do sistema atual de prestação de cuidados de saúde.

 

O que é satisfação do paciente?

 

A satisfação do paciente é uma medida de desempenho da qualidade dos cuidados de saúde. Os autores deste estudo Hastings descrevem três domínios da satisfação do paciente: a prestação de cuidados médicos essenciais; tratamentos procurados pelos pacientes e seus familiares (que podem ou não ser favoráveis ​​ao bom estado de saúde); e as atividades e comportamentos dos gestores que compreendem o cuidado compassivo e a salvaguarda da dignidade humana. Embora essas categorias demonstram aspectos da experiência de um paciente que podem ser avaliados, a satisfação do paciente é amplamente subjetiva e depende das percepções do paciente em relação às suas expectativas. Devido à qualidade individual da satisfação do paciente, é difícil definir e medir.

 

Uma vez que a satisfação do paciente não é diretamente observável, as pesquisas de satisfação do paciente são comumente usadas como um dispositivo de medição. As pesquisas de satisfação do paciente tentam traduzir os resultados subjetivos em dados significativos, quantificáveis ​​e acionáveis. Medir a satisfação do paciente e extrair informações úteis e relevantes envolve determinar quais aspectos da satisfação do paciente medir, desenvolver perguntas confiáveis ​​e válidas, mostrar indivíduos aleatoriamente de dentro de uma população de pacientes e usar técnicas padrão, como pesquisas por e-mail, telefone ou pessoalmente.

 

Experiência do paciente: O novo conceito para aderir hoje

 

As pesquisas de satisfação do paciente capturam avaliações auto-relatadas do paciente em relação a vários pontos de contato durante sua experiência de atendimento médico. Dependendo de qual aspecto da satisfação do paciente está sendo medido, os exemplos podem incluir capacidade de resposta da equipe, comunicação do médico, habilidade técnica e ambiente clínico. Se os pacientes estão “satisfeitos” depende de suas expectativas sobre esses diferentes pontos de contato.

 

As pesquisas de satisfação do paciente podem ser criadas e administradas internamente, mas muitas clínicas contam com fornecedores terceirizados com experiência no desenvolvimento, administração e interpretação de pesquisas de satisfação do paciente estatisticamente válidas.

 

Melhorando a Satisfação do Paciente

 

Melhorar as pontuações de satisfação do paciente e a experiência geral do paciente com o atendimento é uma das principais prioridades dos sistemas de saúde. Uma das cinco recomendações principais para melhorar a experiência do paciente:

 

  1. Use a satisfação do paciente como uma medida de equilíbrio – não um motivador para resultados.
  2. Avalie todas as equipes de atendimento – não os prestadores de serviços individuais.
  3. Use análises de saúde para entender e agir com base nos dados.
  4. Alavancar tecnologia inovadora.
  5. Melhore o engajamento dos funcionários.

 

As organizações de saúde estão trabalhando cuidadosamente para melhorar a satisfação do paciente e a experiência do paciente no atendimento. Afinal, a experiência do paciente no atendimento é um domínio crítico de qualidade usado para avaliar o desempenho das clínicas médicas:

 

5 práticas para profissionalizar sua gestão

 

  • Melhorar a experiência de cuidado do paciente.
  • Melhorar a saúde das populações.
  • Reduzindo o custo per capita da saúde.

 

Embora existam inconsistências quando se trata de como a indústria (sistemas, fornecedores, clínicas, etc.) define a experiência do paciente, a pesquisa demonstra a conexão clara entre melhorar a experiência do paciente e fornecer um atendimento de maior qualidade. Os sistemas de saúde têm a motivação certa, os incentivos certos e as ferramentas certas, e existem quatro recomendações principais que podem melhorar significativamente as melhorias na experiência do paciente nos sistemas de saúde, usando a experiência do paciente como uma medida de equilíbrio para alavancar tecnologia inovadora.

 

Recomendação nº 1: Use a satisfação do paciente como uma medida de equilíbrio – não um motivador para resultados

 

Melhorar a experiência do paciente parece uma abordagem de bom senso para melhorar os resultados. Se uma paciente se sente bem com seu médico e os cuidados que está recebendo, então é mais provável que ela cumpra as recomendações de tratamento. Mas um paciente pode ter uma experiência positiva e ainda assim terminar com um resultado negativo, como um diagnóstico de câncer. Os sistemas de saúde devem usar a satisfação do paciente como uma medida de equilíbrio; não é um motivador para resultados. As medidas de equilíbrio capacitam os sistemas de saúde a fazer melhorias significativas na qualidade dos cuidados sem perder de vista os potenciais impactos negativos

 


Recomendação nº 2: Avalie equipes inteiras de atendimento – não prestadores individuais

 

As pesquisas mais eficazes captam a experiência geral de cuidado; eles capturam os dados como um todo, em vez de fazer perguntas pontuais sobre as interações de cuidados individuais. A resistência à metodologia de satisfação do paciente e a credibilidade resultante dos dados ocorrem quando pontuações negativas são atribuídas a fornecedores individuais. As pesquisas devem avaliar mais do que apenas fornecedores individuais; eles devem avaliar toda a equipe de atendimento e fazer perguntas como, “como é que seus enfermeiros e médicos te trataram?” O valor está em compreender a eficácia de toda a equipe assistencial; não médicos individuais.

 

 

Recomendação nº 3: Aproveite a tecnologia inovadora

 

 

As inovações em tecnologia de saúde estão revolucionando a experiência do paciente. De ferramentas interativas que melhoram a orientação e reduzem o estresse para pacientes e visitantes, até a tecnologia de serviço de localização em tempo real que melhora o fluxo do paciente e reduz os tempos de espera (avaliações positivas começam a distorcer negativas quando os tempos de espera excedem 20 minutos, de acordo com o Vitals.com 2015 Relatório Anual do Tempo de Espera), as organizações de saúde podem usar tecnologia inovadora para melhorar a experiência do paciente.

 

Clínica conectada: tenha uma Gestão Global

 


Recomendação nº 4: Melhorar o engajamento dos funcionários

 

 

As organizações de saúde estão cada vez mais percebendo e entendendo como o envolvimento dos funcionários afeta a experiência do paciente. Sem uma equipe engajada, os sistemas e ferramentas corretos para tomar decisões baseadas em dados (e funcionários que sabem como usá-los) e uma cultura dedicada a alcançar o objetivo, a experiência do paciente será prejudicada. Boas pontuações de satisfação do paciente falam sobre a saúde geral de uma organização, incluindo sua equipe.

 

O que eu faço com os resultados?

 

Analisar os dados pode ser a parte mais complexa do processo de pesquisa. E, se a sua clínica não tem tempo ou recursos para analisar os dados da sua pesquisa, considere terceirizar esta etapa para uma empresa especializada em análise de dados de saúde.

 

Embora você não tenha que agir de acordo com todas as sugestões que seus pacientes lhe derem, você deve agir sobre os itens-chave que estão causando insatisfação. Lembre-se de que seu objetivo é melhorar a qualidade, não colocar a culpa.

 

Materiais

Tendências na Saúde para 2025: Atualize sua gestão médica

Como os Dados Otimizam a Gestão Médica

A Revolução do Prontuário Eletrônico na Jornada do Paciente