5 práticas que vão te ajudar a profissionalizar a gestão da sua clínica médica ajudando na eficiência e rentabilidade do seu negócio.

5 práticas para profissionalizar sua gestão

O conteúdo – 5 práticas para profissionalizar sua gestão, traz ações que devem ser priorizadas pelo gestor ou gestora e algumas dicas de ferramentas que podem facilitar e organizar o dia a dia da operação na clínica médica.

 

Na verdade, gerenciar clínicas médicas pode ser um desafio para os médicos. A gestão de consultório envolve várias responsabilidades simultâneas, como organização de dados, controle financeiro, administração de pessoal, marketing e experiência do paciente, entre outras.

 

Como muitos especialistas não possuem conhecimento técnico em administração de empresas, podem enfrentar dificuldades na área da gestão de clínicas médicas. Portanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias que garantam a praticidade e a produtividade do dia a dia, na movimentada rotina desses profissionais de saúde. Mais do que isso, ferramentas que auxiliam na ampliação dos serviços e na melhoria dos resultados.

 

Dicas para abrir a sua clínica médica

 

Clínica conectada: tenha uma Gestão Global

 

  1. Softwares médicos para organização de dados e acesso rápido

 

Hoje, os softwares médicos auxiliam na automação de todos os processos internos do consultório. O armazenamento de prontuários eletrônicos e dados de médicos, financeiros e administrativos, estão entre suas principais funcionalidades.


Dessa forma, o gerenciamento de clínicas médicas torna-se mais rápido e eficiente. A partir daí, também desobriga os profissionais que atuam em funções diversas e de escritório, além de estudar.


Por exemplo, alguns programas até enviam lembretes e pedem para confirmar a consulta com o paciente. Sem dúvida, é um grande benefício, pois é frequente o paciente faltar à consulta.


Hoje, com a ampliação da telemedicina no Brasil, também existem sistemas que oferecem teleconsultas, telediagnósticos, além de prescrições e certificados digitais. Tudo isso garantindo a segurança dos dados do paciente e o armazenamento em nuvem.

 

Digitalização na saúde – os benefícios de investir em tecnologia

 

  1. Serviço focado na experiência do paciente

 

Os avanços na tecnologia mudaram as relações de serviço. Atualmente, o cliente é o protagonista: ele tem mais poder de decisão em mãos e exige uma ótima experiência durante todo o processo de atendimento. Além disso, influenciam nas escolhas de consumo de amigos, parentes e seguidores na internet.

 

O paciente também se enquadra nesse cenário. Ele passa por uma jornada antes de chegar ao seu consultório. São, basicamente, cinco etapas: identificação dos sintomas, decisão pelo agendamento da consulta, busca do melhor médico, serviço de saúde e sua posterior avaliação.

 

É, portanto, fundamental compreender e mapear a trajetória do paciente, a fim de melhorar a experiência clínica. Consequentemente, aumentam as chances de adquirir mais pacientes e fidelizar mais.

 

Na verdade, eles relatam problemas fáceis de resolver. Confira algumas ações que aumentam a satisfação do usuário:

 

  • Possibilidade de marcação de consultas online;
  • Consultório confortável;
  • Evite atrasos;
  • Estabelecer um padrão de qualidade para os serviços;
  • Reduzir o tempo de espera entre as etapas da jornada do paciente;
  • Atendimento humanizado;
  • Investimento em tecnologias para um atendimento mais ágil e diagnósticos mais assertivos.

 

Experiência do paciente: O novo conceito para aderir hoje

 

  1. Boa gestão financeira

 

Sem dúvida, uma boa gestão financeira é um dos principais requisitos para evitar perdas e diminuir custos clínicos. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento assertivo de despesas e investimentos.

Nesse sentido, é importante reconhecer e mensurar os recursos envolvidos em todas as áreas da clínica. Portanto, você terá os valores disponíveis para decidir que direção tomar e como aplicar cada um deles de forma eficiente.

 

Seguem algumas dicas para ajudá-lo nessa meta:

 

  • Tenha um controle adequado do seu fluxo de caixa;
  • Não misture contas pessoais e clínicas;
  • Automatizar processos internos;
  • Ter um bom planejamento financeiro;
  • Acompanhar despesas e receitas;
  • Use um bom sistema de gerenciamento de clínica médica.

 

Fluxo de caixa positivo: 4 dicas simples

 

  1. Gestão de Pessoas

 

Recrutar e reter talentos também é um grande desafio na gestão de clínicas médicas. Essa área também precisa de muita atenção, pois está diretamente ligada à experiência do usuário, por exemplo.

 

Portanto, algumas ações podem auxiliar na melhoria do trabalho da equipe. Confira:

 

  • Incentive a participação em questões estratégicas
  • Dê voz aos funcionários. Crie um ambiente onde ele / ela não apenas se sinta seguro para opinar, mas também motivado para debater assuntos-chave.

 

Oferecer programas de incentivo

 

Esta, aliás, é uma das medidas que auxiliam no engajamento e recrutamento de bons profissionais. Pode consistir em recompensas em dinheiro ou experiências de vida, como viagens, por exemplo, de acordo com o desempenho do funcionário e os resultados entregues.

 

Defina um plano de carreira

 

A estagnação da carreira é uma das principais desmotivação entre os profissionais. Portanto, ofereça um plano de carreira claro e atraente para que sua equipe conheça suas chances de desenvolvimento.

 

Invista em treinamento

 

Como o setor de saúde está em constante evolução, é fundamental que seus funcionários recebam treinamento em seu consultório. Além disso, essa ferramenta melhora a motivação e a qualidade do serviço, mais uma vez com reflexos positivos na experiência do paciente.

 

Educar os colaboradores para o uso de novas tecnologias é fundamental

 

  1. Presença digital

 

A ascensão da internet e das mídias sociais torna imprescindível que marcas e empresas estejam presentes e acessíveis aos clientes. Isso inclui seu escritório. A maioria dos pacientes busca na internet informações sobre os serviços. Portanto, vale a pena apostar em um site da sua clínica, além de perfis nas redes sociais como Facebook e Instagram. Afinal, hoje em dia essas são importantes ferramentas de comunicação para fidelizar o usuário.

Sem dúvida, a propaganda pode ser um aliado poderoso para aumentar a visibilidade da sua clínica e criar um vínculo de confiança com o seu paciente. No entanto, existem regras rígidas a serem seguidas à risca na hora de divulgar informações e serviços nesse setor.

 

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