O Impacto da transformação digital na saúde

O Impacto da Transformação Digital na Saúde

A tecnologia está transformando a maneira como as pessoas fazem operações bancárias, viajam e fazem compras. Mas, ainda não fez incursões significativas no setor de saúde.

 

A transformação digital na área de saúde é um bloco de construção de uma abordagem de saúde com foco no paciente. Ele ajudará os profissionais de saúde a otimizar as operações, entender o que o paciente precisa, construir lealdade e confiança e oferecer uma melhor experiência ao usuário.

 

Além disso, coletar e extrair dados fornecidos por comunicações digitais será valioso. Compreendendo as necessidades e comportamentos dos usuários-alvo, os gestores de saúde analisaram novas maneiras de agregar valor, construindo lealdade e confiança.

 

Como gestor de saúde, você deve entender que acompanhar a transformação digital na área de saúde pode ser opressor. Selecionar em qual tecnologia vale a pena investir pode ser um desafio para um líder de saúde. Adaptar-se à era digital significa evitar processos de negócios desatualizados e acreditar que a interrupção tecnológica trará resultados significativos.

 

Veja como diferentes tendências de tecnologia podem contribuir para a transformação digital no setor de saúde:

 

  1. Telemedicina

 

Pesquisa de satisfação do paciente

 

Lembra-se de quando você marcava uma consulta com o médico e esperava algumas horas no consultório ou na clínica? Depois de fazer os testes, você teria que esperar muitos dias para obter os resultados e voltar ao médico.

 

Felizmente, essa é a era passada.

 

Muitas soluções inovadoras estão transformando a maneira como os pacientes interagem com os profissionais de saúde. Da pesquisa de um médico ao agendamento de uma consulta virtual e comunicação com médicos por vídeo ou chamada de voz, as soluções de telemedicina permitem que as pessoas tenham acesso a profissionais de saúde sob demanda.

 

Um dos melhores exemplos de tecnologia de telessaúde são as consultas virtuais entre pacientes e médicos. Em áreas remotas ou rurais onde o acesso aos cuidados de saúde é limitado, as consultas virtuais facilitam a comunicação dos pacientes com os médicos. Pacientes que enfrentam desafios de mobilidade podem usar a telemedicina para interagir com profissionais de saúde.

 

A tecnologia de telessaúde também pode ser usada para gerenciar pacientes de alto risco e permitir que os profissionais de saúde rastreiem as condições e atividades do paciente remotamente por meio de sensores de saúde e dispositivos vestíveis. É essencial considerar que o aplicativo ou solução de telemedicina deve estar em conformidade com a legislação do país. 

 

  1. Usando Big Data na área de saúde

 

Big Data está transformando a maneira como analisamos, alavancamos e gerenciamos dados em todos os setores. A saúde é uma das indústrias promissoras onde pode ser implementada para evitar doenças evitáveis, melhorar a qualidade de vida, reduzir custos de tratamento e prever surtos de epidemias.

 

5 Passos para Implementar a LGPD

 

Os gestores de saúde podem coletar uma grande quantidade de dados e encontrar as melhores estratégias para usar os dados. O uso de Big Data na área de saúde pode ter resultados positivos e que salvam vidas.

 

Com as tecnologias emergentes, ficou mais fácil não apenas coletar dados essenciais de saúde, mas também convertê-los em percepções valiosas para fornecer um atendimento melhor. Usando insights baseados em dados, os profissionais de saúde podem prever e resolver um problema antes que fique tarde.

 

Vamos entender como o big data pode ser usado na área de saúde e quais os benefícios que ele oferece.

 

Alerta em tempo real

Big data em saúde facilita o planejamento estratégico. Os gerentes de saúde podem analisar os resultados dos exames dos pacientes em vários grupos demográficos. Além disso, eles podem descobrir fatores que desencorajam as pessoas a iniciar o tratamento.

 

Prevenindo Erros Humanos

Muitas vezes, constatou-se que os profissionais tendem a despachar um medicamento diferente ou prescrever um medicamento errado por engano. Big data pode ser usado para reduzir esses erros, analisando medicamentos prescritos e dados do usuário. Os dados de prescrição coletados de diferentes profissionais médicos podem ser monitorados usando a ferramenta de saúde big data. O software pode sinalizar erros de prescrição cometidos por qualquer médico e ajudar a salvar muitas vidas.

 

  1. Realidade Virtual

     

A realidade virtual é uma tecnologia que usa a simulação gerada por computador de uma imagem ou ambiente 3-D que permite a uma pessoa ouvir, ver e interagir usando equipamentos especiais, por exemplo, fones de ouvido.

 

A tecnologia cria um ambiente simulado onde os usuários podem mergulhar. Ao contrário das interfaces de usuário tradicionais, a RV leva os usuários a uma experiência virtual em vez de apenas exibir uma tela.

 

O setor de saúde está adotando a realidade virtual para oferecer melhores cuidados aos pacientes. Por exemplo, um dos pacientes estava recebendo quimioterapia todas as semanas por cerca de 6 anos para tratar o câncer de cólon. Ela costumava passar 4,5 horas durante a sessão de quimioterapia lendo livros, conversando ou assistindo TV.

 

5 práticas para profissionalizar sua gestão

 

Durante a infusão, às vezes ela queria ir à praia para relaxar. Infelizmente, ela não foi capaz de entrar na vida real, porque sua pele era muito sensível para sair ao sol. Mas a realidade virtual tornou seu sonho realidade ao simular um ambiente parecido com uma praia, onde ela podia sentir como se estivesse sentada na praia e aproveitando o sol.

 

A área de saúde ainda está em seus estágios iniciais de tecnologia; portanto, o setor de saúde começou a perceber onde pode ser usado e os desafios apresentados pela RV.

 

  1. Inteligência Artificial

     

A Inteligência Artificial simplifica a vida de médicos, pacientes e gestores de clínicas, realizando tarefas que geralmente são feitas por humanos a uma fração do custo e em menos tempo.

 

Desde encontrar ligações entre códigos genéticos até a condução de robôs que auxiliam cirurgias, levantamento de doenças crônicas e realização de avaliação de risco, a IA está reinventando e revitalizando a saúde moderna por meio de máquinas que podem compreender, prever, aprender e agir.

 

A IA oferece uma série de vantagens sobre a tomada de decisões clínicas e análises tradicionais. Os algoritmos de aprendizagem podem se tornar mais precisos e precisos ao interagir com os dados de treinamento. Ele permite que os humanos obtenham percepções sem precedentes sobre os processos de atendimento, a variabilidade do tratamento, os resultados e diagnósticos dos pacientes.

 

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a IA está posicionada para trazer transformação digital na área de saúde

 

Diagnosticar e reduzir erros

 

AI é uma das tecnologias mais interessantes que prometem melhorar os processos de diagnóstico. Grande número de casos e históricos médicos incompletos podem resultar em erros humanos mortais. No entanto, a IA pode ajudar a prever e diagnosticar doenças mais rapidamente do que qualquer profissional médico. Por exemplo, em um dos estudos, um modelo de IA usou algoritmos e aprendizado profundo para diagnosticar câncer de mama em uma taxa maior do que 11 patologistas.

 

Atendimento humanizado na sua clínica

 

Automatizando processos repetitivos

 

A tecnologia de IA está preparada para automatizar tarefas repetitivas do setor de saúde, liberando os administradores para trabalhar em tarefas de nível superior. De verificações de elegibilidade a migrações de dados e reivindicações não judiciais, tudo pode ser automatizado para que os funcionários possam enfatizar a oferta de um melhor atendimento ao paciente. 

 

Conclusão

 

A transformação digital é um processo contínuo e novas tendências estão surgindo no setor de saúde a cada dia que passa. Quando você busca a transformação digital na área de saúde, precisa pensar além da tecnologia necessária para impulsionar a inovação.

 

Você pode selecionar a tecnologia que deseja implementar para fornecer melhor atendimento ao paciente na lista de tecnologias acima com base em suas necessidades e requisitos. Se você deseja elevar a sua clínica médica a outro patamar, entre em contato e saiba como a eMed pode te ajudar nisso.

Materiais

Como os Dados Otimizam a Gestão Médica

A Revolução do Prontuário Eletrônico na Jornada do Paciente

Bot do WhatsApp na Gestão Médica: eficiência, personalização e redução de custos