O sistema de saúde é uma das maiores e mais complexas indústrias, com os pacientes exigindo constantemente uma melhor gestão dos cuidados. Todos os dias há inúmeros novos registros de dados, e está se tornando cada vez mais desafiador coletar e analisar cada parte dos dados de forma eficaz. Por isso, os benefícios de um software médico para análise de dados é muito importante quando se quer profissionalizar os processos de uma clínica médica.
O que é Big Data na Saúde?
Big Data refere-se às enormes quantidades de informações criadas pela digitalização dos dados que são consolidadas e analisadas por tecnologias específicas. Os dados vêm de várias fontes, incluindo registros eletrônicos de saúde, imagens médicas, sequenciamento genômico, registros de fornecedores, pesquisa farmacêutica, wearables, dispositivos médicos, etc. A aplicação da análise de dados de saúde tem muitos resultados positivos e também salvam vidas. O Big Data usa dados de saúde específicos de uma população (ou de um indivíduo em particular) e pode ajudar a prevenir epidemias, curar doenças, reduzir custos, etc.
4 erros ao gerenciar sua clínica médica
Adotar o uso do Big Data na saúde pode transformar o setor, afastando-o de um modelo de taxa por serviço e ir em direção a cuidados baseados em valor. Em suma, ele pode cumprir a promessa de reduzir os custos de saúde, ao mesmo tempo em que revela maneiras de oferecer experiências, tratamentos e resultados superiores aos pacientes.
Quais são os benefícios do Big Data na área da saúde?
Alguns dos benefícios obtidos na saúde com o uso do Big Data que a indústria experimentou são traduzidos em termos de experiência aprimorada do paciente, previsão de epidemias, prevenção de mortes evitáveis, melhoria da qualidade de vida, vigilância eficaz da saúde pública, tomada de decisões educadas sobre políticas, e mais.
Por isso é tão importante que ao contratar um software para a gestão da sua clínica, o produto já ofereça esse serviço, assim você não precisa fazer integrações, outros cadastros e contratos. Além de centralizar todas as informações em um único lugar, tornando a possibilidade ao erro menor e mantendo o acesso de toda a equipe médica em um apenas uma plataforma.
Agora confira alguns dos benefícios do uso de um software médico para análise de dados, ou seja, com o Big Data na área da saúde.
Sistema para clínicas gera eficiência?
Pacientes saudáveis
Manter os pacientes saudáveis e ajudá-los a evitar doenças e enfermidades está no topo de qualquer lista de prioridades. A verificação de pacientes com problemas de alto risco e a garantia de uma abordagem de tratamento mais eficaz e personalizada podem ser facilitadas. A falta de dados dificulta a criação de programas de atendimento centrados no paciente. A análise de big data também pode ser usada para educar, informar e motivar os pacientes a assumirem a responsabilidade por seu próprio bem-estar.
Redução de custos
Várias clínicas, hospitais e instituições médicas são frequentemente confrontadas com altos níveis de desperdício financeiro, devido à gestão ineficaz das finanças. Por meio da análise preditiva, esse problema específico pode ser resolvido. É muito mais fácil acessar a ajuda para alocação eficaz de funcionários, juntamente com a previsão da taxa de admissão.
A análise preditiva também permite que clínicas médicas e outras instituições de saúde economizem uma grande parte de seu dinheiro ao prever com precisão a demanda por suprimentos médicos. O valor economizado pode ser reinvestido para gerar lucros maiores ou usado como receita adicional.
Minimização de erros e tratamentos precisos
Erros de prescrição são um problema sério nas organizações de saúde. Como os humanos sempre cometem erros ocasionais, os pacientes às vezes acabam com a prescrição errada que pode causar danos ou até a morte. O big data pode ajudar a reduzir drasticamente as taxas de erro, analisando os registros do paciente com todos os tratamentos prescritos e sinalizando qualquer coisa que pareça fora do lugar.
Avanço no sistema
Vantagens do Prontuário Eletrônico
Ser capaz de acessar vários pontos de dados em apenas alguns segundos, é claro, permitiria a descoberta mais rápida de soluções eficazes. As condições podem ser mais facilmente tratáveis e soluções personalizadas para problemas de saúde menos comuns, também podem ser obtidas. E atualmente, novas soluções estão aparecendo com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas.
Planejamento estratégico
O uso do big data na área da saúde permite o planejamento estratégico graças a melhores insights sobre as motivações das pessoas. Os gestores podem analisar os resultados do check-up entre diferentes grupos demográficos e identificar os fatores que desencorajam os pacientes a iniciarem o tratamento.
Reduza a Fraude e Melhore a Segurança
Os dados pessoais são extremamente valiosos e qualquer violação teria consequências sérias. Com isso em mente, muitas organizações começaram a usar as análises para ajudar a prevenir ameaças à segurança, identificando alterações no tráfego de rede ou qualquer outro comportamento que reflita um ataque cibernético.
A medicina baseada em dados, fatos e evidências é para onde o mundo está se dirigindo hoje. Isso requer o uso de todos os dados clínicos disponíveis e a consideração disso em análises avançadas. Capturar e reunir todas as informações sobre um determinado paciente oferece uma visão mais completa para obter insights acionáveis.
Isso ajudará a reduzir testes caros, desperdício de recursos e ajudará na prescrição correta de medicamentos e salvará mais vidas. Big Data e Análise Preditiva desempenham um papel importante no setor de saúde, não apenas como agentes que salvam a vida de pacientes, mas também ajudam clínicas e equipes médicas a reduzir seus custos indiretos. Além disso, também contribui mais para a economia, fazendo uso de seus investimentos de forma sensata. As oportunidades são infinitas quando se faz o uso de um software médico para análise de dados, e novas maneiras de ajudar o setor de saúde continuarão a seguir.