4 erros ao gerenciar sua clínica médica

Quando o paciente procura sua clínica médica para atendimento, o mesmo passa por várias etapas que podem influenciar positivamente ou negativamente sua experiência. Isso pode levar a uma decisão de retornar ou não à clínica. Hoje, falaremos sobre os 4 principais erros ao gerenciar uma clínica médica.

 

Aqui no nosso blog, já falamos sobre como melhorar a jornada do paciente na clínica. Desta vez, com o mesmo objetivo, mas de uma forma diferente, vamos exemplificar os erros mais comuns ao gerenciar uma clínica médica ou consultório médico, e porque os mesmos influenciam diretamente na experiência do seu cliente.

 

  1. Não usar software médico

 

São muitos os benefícios do uso de software médico e isso afeta diretamente a jornada do paciente. O software proporciona maior segurança para os dados da clínica e com o armazenamento das informações do paciente, como prontuários, dados bancários, notas fiscais, entre outros, além da praticidade de gerir agendamentos, pagamentos e repasses. Portanto, sem o uso de um software de qualidade, seus dados podem ficar expostos e gerar problemas para o seu negócio, é importante ficar atento à LGPD.

 

Com um software de gestão, cuidar das finanças também é mais fácil. Sua clínica também ficará mais organizada com o uso dessa tecnologia, pois arquivar papéis como prontuários e fichas cadastrais, além de não ser prático, significa perder tempo no manuseio, sem contar nos erros que podem ocorrer ao ter tudo manuscrito ou até mesmo na perda de algum desses documentos.

 

Nesse aspecto, o prontuário eletrônico é muito eficiente, pois manter todos os arquivos na nuvem, além de ser de fácil acesso, tudo ficará organizado e à disposição da equipe sempre que necessário. Assim, os dados do seu paciente estarão sempre bem disponíveis e com uma possibilidade remota de anotações erradas.

 

Se você ainda não utiliza um software de gestão em sua clínica, aproveite para conhecer o eMed R-EVOLUTION, onde você encontra diversas funcionalidades que vão auxiliar todas as áreas da clínica. Confira nosso artigo onde falamos sobre tudo o que você precisa saber sobre o software de gestão médica da eMed.

 

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  1. Falta de investimento em treinamento adequado para a equipe da sua clínica médica

 

A clínica é composta por muitos profissionais e não apenas os da saúde. Independentemente do setor, o treinamento é importante, mesmo que os funcionários já tenham experiência. Esse treinamento pode ser feito de forma simples, mas é papel dos gestores das clínicas médicas informarem e explicarem como desejam que sua equipe realize suas atividades. 

 

Incentivar a participação em palestras e workshops também é uma ótima forma de aprimorar os conhecimentos, e ao investir em treinamentos, você irá manter os seus colaboradores atualizados com as tendências do mercado, e isso refletirá diretamente na jornada do paciente na sua clínica médica e a forma como ele será cuidado.

 

  1. Não organizar as finanças da clínica médica corretamente

 

Você precisa registrar suas despesas médicas, bem como recibos, para que possa realmente acompanhar a saúde financeira da sua clínica médica. Um dos erros mais comuns é o das empresas de saúde não terem um fluxo de caixa. Ou seja, não registrarem as entradas e saídas do negócio.

 

Outro ponto importante é separar as finanças pessoais das finanças da clínica médica. Todos os recibos da clínica devem ser depositados em conta bancária de uso exclusivo do seu negócio, mesmo que você tenha recém iniciado o gerenciamento e os atendimentos, manter tudo separado será mais fácil na hora de gerenciar a sua clínica médica e seu financeiro.

 

  1. A falta de atendimento humanizado na clínica médica

 

Neste item, a comunicação é um dos pontos mais importantes a destacar. Seja a secretária, o médico ou algum membro da equipe, todos devem ser claros e eficientes ao trocar informações, seja entre os profissionais de saúde, seja com os pacientes, e sempre tendo o acolhimento a quem busca ajuda como fator predominante.

 

É importante considerar o estado emocional não só do paciente, mas também da família e responder suas dúvidas de forma que transmita empatia, segurança e confiança. 

 

Além do serviço em si, é muito importante que a estrutura física onde os atendimentos são feitos, atenda as necessidades de deslocamento, atendimento e tratamento para pessoas com necessidades especiais, para proporcionar conforto e segurança ao paciente.

 

Outro ponto a ser ressaltado é que o tratamento deve ser feito individualmente e não como um todo. Ouça com atenção o que o paciente tem a dizer sem negligenciá-lo, mostrando que você se importa com a situação. Cumprimentar e chamar o paciente pelo nome é uma característica da terapia humanizada, pois se sentindo em um ambiente seguro, ele dará informações importantes sobre seu estado de saúde.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais informações. Se você ainda não é assinante de um software médico ou caso sim, mas a ferramenta não atende as necessidades do seu negócio, entre em contato com nossa equipe de vendas pelo site ou Whatsapp e tire todas as suas dúvidas.

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