Perfil da Empresa: Guia para Médicos

Perfil da Empresa: Guia Para Médicos

Quando o seu negócio está na internet, ele é apenas um entre centenas de sites e redes sociais concorrendo para ter visibilidade online local. Muitos médicos usam a internet para expandir sua base de pacientes e gerar mais renda, mas destacar-se da multidão precisa ter as técnicas e estratégias corretas. Por isso, hoje trouxemos o guia para médicos do Perfil da Empresa, antiga ferramenta Google Meu Negócio.

 

Este artigo é um guia para médicos sobre como usar o Perfil da Empresa, a antiga funcionalidade Google Meu Negócio como uma ferramenta para construir sua reputação como clínica médica ou consultório na sua região.

 

Sua clínica é uma empresa digital?

 

Mas o que é o Perfil da Empresa?

 

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito oferecido pelo Google que permite que as empresas gerenciem sua presença online com um perfil comercial, mas agora em 2022, essa ferramenta mudará de nome e passará a se chamar Perfil da Empresa. Este perfil pode conter informações sobre sua especialidade médica, como: ofertas de serviço, horário de funcionamento, detalhes de localização e muito mais.

 

Por exemplo, o site do seu escritório deve ser otimizado para resultados de mecanismos de pesquisa locais. O SEO médico em seu site te ajudará a ser encontrado pelos clientes que buscam sua especialidade, e aliado ao Perfil da Empresa, seu negócio alcançará ainda mais pessoas. Continue lendo esse guia para médicos e saiba como ter uma presença online com o Perfil da Empresa.

 

O Google Meu Negócio, ou agora o Perfil da Empresa, permite que os usuários gerenciem seus perfis comerciais na pesquisa Google e no Maps, dois dos mecanismos mais populares da atualidade. À medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para pesquisar na internet, ser encontrado em resultados locais está se tornando cada vez mais importante para direcionar o tráfego para seu site ou local físico.

Por que ter um Perfil da Empresa no Google?

 

O Google facilita para os pacientes encontrarem você, desde que você tenha uma conta completa no Perfil da Empresa, já que é um dos mecanismos preferidos dos usuários. O Google é o mais popular dos três principais mecanismos de busca, respondendo por mais de 80% do volume de buscas do mundo.

 

Com o tempo, o Google fez muitas mudanças na forma como exibe os resultados de pesquisa para pacientes que buscam informações sobre doenças, lesões e tratamentos relacionados à saúde dando preferência aos profissionais de saúde mais próximos do local físico do pesquisador.

 

O novo paciente da era digital

 

O Perfil da Empresa oferece para médicos uma variedade de ferramentas que você pode usar para gerenciar sua presença online. Alguns deles:

 

  • Crie ou edite uma ficha de empresa na pesquisa Google e no Maps.
  • Gerencie e administre links do Google para seus pacientes avaliarem e darem sua opinião sobre o seu serviço.
  • Responda às perguntas de pessoas sobre seu serviço, clínica, convênios, etc.
  • Carregue fotos relevantes para facilitar que as pessoas encontrem o seu estabelecimento, ou com novos serviços, reformas até mesmo atualizações na recepção.

 

As pesquisas são locais

 

Para determinar a proximidade de um profissional de saúde com um paciente que procura informações médicas, o Google conta com dados de um perfil verificado do Perfil da Empresa para a clínica ou consultório.

 

Isso significa que, se um paciente digitar “Dentista Porto Alegre” no Google e você tiver uma conta no Perfil da Empresa, e sua clínica for em Porto Alegre, você terá a chance de aparecer no topo da lista. Se você não tiver um perfil verificado no antigo Google Meu Negócio as chances são de que você não vai aparecer. 

 

5 passos para migrar o seu financeiro para o digital

 

Ao se inscrever no Perfil da Empresa, você pode otimizar sua conta para ser encontrado nesses importantes mecanismos de pesquisas. Conforme o Google, as empresas que possuem um perfil completo no site obtêm cinco vezes mais visualizações do que aquelas que não reivindicam seu perfil.

 

Um dos fatores mais influentes na classificação das buscas locais são as avaliações do Google. O ranking mostra apenas as 3 principais empresas líderes no segmento. No passado, você podia ter uma categorização mais baixa e ainda sua empresa ser exibida nas buscas. Inicialmente, será exibido apenas o nome da empresa, o número de comentários no Google, a classificação média dos comentários e um link para o site.

 

Como configurar uma ficha do Google para uma clínica médica

 

Se você estiver criando uma conta no Perfil da Empresa, siga as etapas abaixo.

 

Etapa 1: Acesse google.com/business, selecione “Gerencia agora” para começar.

 

Etapa 2: Lembre-se dessas quatro diretrizes ao continuar:

 

  • Seja consistente nas informações.
  • Forneça informações detalhadas.
  • Diga quem você é, o que você faz e porque sua clínica é diferente.
  • Deixe claro a sua experiência e a qualidade dos serviços oferecidos.

 

Etapa 3: Na próxima tela, localize o “Encontre e gerencie seu negócio”. Digite o nome do seu estabelecimento. Importante: o nome da sua clínica deve ser o mesmo das redes sociais, site ou qualquer outro lugar na internet.

 

Etapa 4: A próxima tela é “Escolher a categoria que mais se ajusta ao seu negócio”. Informe ao Google qual é a sua principal categoria de negócios. Inicie digitando sua especialização, o que produzirá uma lista suspensa de opções para escolher. Quanto mais específicas suas opções, melhor. Não se preocupe: o Google sabe que um ortopedista também é cirurgião e médico.

 

Etapa 5: Na tela “Adicionar seu serviço”, escolha os serviços que você presta em sua clínica, especialmente se for um serviço específico para o seu mercado. Normalmente é recomendável cadastrar de cinco a sete serviços.

 

Concentre-se em serviços e itens que você deseja que seus pacientes encontrem e se interessem. Se você tem uma fonte secundária de renda, se é ortopedista num centro médico ou médico de família que vende suplementos alimentares, inclua isso em seu serviço.

 

Etapa 6: O Google pergunta se você tem um lugar que as pessoas possam visitar. É aqui que você adiciona seu endereço. Quando os clientes encontram sua empresa, ela aparece no Google Maps. Se você gerencia uma clínica com vários locais, é importante criar um perfil para cada local.

 

Etapa 7: Na próxima tela, “Você está atendendo clientes fora deste local?” Se você é um médico que faz atendimentos domiciliares, pode escolher ‘Sim’ para a resposta.

 

Etapa 8: O Google solicitará seus detalhes de contato. Embora o Google diga que essas informações são opcionais, você deve maximizar todos os pontos de conexão possíveis para os pacientes entrarem em contato. Digite seu número de telefone e compartilhe o URL do seu site ou redes sociais.

 

Você está quase terminando o básico! Antes de realizar a otimização avançada, você deve verificar que a empresa que você acabou de inserir é sua.

 

O que é Gerenciamento de Dados de Saúde?

 

Existem várias maneiras de fazer isso. Para novas clínicas com novos números de telefone, essa confirmação pode ser feita por um cartão postal do Google. Se você nunca verificou sua empresa, mas já tem um formulário e está fazendo a reivindicação, tem a opção de verificá-lo por telefone.

 

Otimização do perfil comercial do Google

 

Após ter um perfil comercial do Google verificado, você está pronto para otimizar. Lembre-se de fazer login no Google com a mesma conta de e-mail usada para criar a sua conta comercial.

 

Recomendamos que você aproveite todos os recursos. A seguir, uma visão geral desses recursos:

 

  • Adicione um álbum de fotos ao seu perfil. Inclua imagens da sua clínica, da sua recepção e da equipe médica.
  • Adicione um link para agendamento online, ou seja, que leve os pacientes diretamente para agendar uma consulta em seu site ou no link do WhatsApp. Isso dá aos pacientes a opção de marcar uma consulta ou entrar em contato, assim que localizar a sua clínica.
  • Use o recurso “Pergunta e Resposta” para inserir as dúvidas mais frequentes. 
  • Incentive as avaliações dos pacientes no Google para melhorar o seu ranqueamento na plataforma. Os pacientes ficam 50% mais propensos a postar uma avaliação online quando é solicitado.
  • Adicione ao Google Posts, banners pequenos e informativos e direcione todos eles ao seu site.

 

Planejamento Tributário para Clínica Médica

 

Quando os pacientes estão procurando atendimento e realizam uma pesquisa ou digitam seu nome na internet, você precisa estabelecer uma boa primeira impressão no Google. Hoje é um elemento essencial de qualquer estratégia de marketing médico.

 

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