Dicas de marketing na saúde

8 dicas de marketing de saúde

O bom marketing é essencial para o crescimento de qualquer negócio e a prática médica de saúde não foge a esta regra. A saúde é uma indústria específica que precisa de uma abordagem diferente para reter seus “clientes” atuais e atrair novos. Você precisa construir uma prática que ofereça serviços de alta qualidade ​​para que seus pacientes sejam os divulgadores da sua clínica ou consultório.

Algumas das dicas abaixo são ideias criativas de marketing que você também pode usar, enquanto outras são práticas estabelecidas das quais você provavelmente conhece, mas precisa se concentrar um pouco mais em aplicá-las e obter os resultados esperados. Todos eles são formas comprovadas de ajudar um negócio a crescer e visam agregar valor a todas as partes envolvidas.

 

  1. Mantenha um bom relacionamento

Quando você pensa em expandir sua prática, o foco principal é como atrair novos pacientes. Embora isso seja importante, também é essencial acompanhar seus pacientes existentes e mantê-los satisfeitos com o serviço que você oferece.

 

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Uma das melhores maneiras de ser anunciado é pelo ‘boca a boca’. É provavelmente a estratégia de marketing mais antiga para publicidade e sempre apresenta resultados positivos, apesar de ser um pouco mais lenta que os outros canais. Um paciente feliz com o atendimento e tratamento recebido em seu consultório compartilhará sua experiência positiva com a família, amigos e colegas.

Cuidar de seus pacientes existentes têm efeitos positivos tanto para sua prática quanto para seus pacientes. Por um lado, esta é uma das formas mais eficientes e baratas de anunciar e divulgar o seu trabalho por meio de referências.

 

  1. Envie lembretes

Uma boa maneira de mostrar aos seus pacientes que você se importa é enviando lembretes sobre os próximos exames, por exemplo. Ou informe-os se está oferecendo certos descontos em determinados exames, verificações ou testes de laboratório.

Esse tipo de lembrete mostra que você está disposto a fornecer valor agregado para seus pacientes. Certifique-se de escolher o canal certo – e-mail, mensagem de texto ou telefonema para cada grupo.

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Tenha cuidado ao adotar essa abordagem de marketing para não transformá-la em spam. Assim, a técnica perderá muitos de seus efeitos positivos. O conteúdo desses textos também é muito importante. Mantenha sua comunicação com seus pacientes objetiva e sempre seja positivo e amigável nas mensagens que enviar.

 

  1. Conheça o seu público-alvo

Para atrair mais pacientes, você precisa conhecer os dados demográficos específicos da região onde sua clínica ou consultório está localizado. Analisar os registros de seus pacientes existentes o ajudará a determinar seu público-alvo. Detalhes como idade média, sexo, localização e ocupação influenciarão suas estratégias e canais de marketing específicos.

 

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A análise desse tipo de dados o ajudará a conhecer seu público-alvo e a organizar a melhor campanha de marketing que trará resultados.

 

  1. Desenvolva uma estratégia de marketing

Depois de conhecer seu público-alvo, você será capaz de criar uma estratégia de marketing que funcione para atrair os pacientes em potencial. Um dos fatores importantes a considerar é a idade. Cada geração usa diferentes fontes de informação, então você precisa usar as ferramentas relevantes de acordo com as especificações demográficas de seus futuros pacientes. Atualmente, existem seis gerações vivas que são um alvo possível para o crescimento de sua prática:

 

GI Generation – nascido entre 1901 e 1926

Geração silenciosa – nascida entre 1927 e 1945

Baby Boomers – nascidos entre 1946 e 1964

Geração X – nascido entre 1965 e 1980

Geração Y / Millennials – nascidos entre 1981 e 2000

Geração Z – nascido após 2001

Fonte: Statista

 

Será necessária uma abordagem diversificada de marketing, caso sua prática seja em uma área com população diversificada. Lealdade é a palavra-chave para as gerações mais velhas, enquanto inovações e possibilidade de soluções flexíveis, como baixar resultados de laboratório da rede sem visitar fisicamente o consultório, são os trunfos para atrair os pacientes mais jovens.

Você também pode criar um kit de mídia que contém todas as informações sobre sua prática com links úteis e informações de contato. Este é um conjunto pré-empacotado de informações que pode ser distribuído a membros de diferentes mídias. Você pode até usar este kit como um pacote de boas-vindas para seus novos pacientes.

 

  1. Use recursos visuais

A estimulação visual chama a atenção de uma pessoa muito mais rápido. Portanto, certifique-se de incluir recursos visuais em todos os materiais relacionados à sua prática. Em vez de simplesmente listar detalhes, você pode criar infográficos que serão mais atraentes para os leitores em potencial.

Crie uma identidade visual e utilize a mesma em todos os canais que você utiliza para apresentar e divulgar sua prática: impressos, site, contas nas redes sociais. Certifique-se de usar imagens consistentes de alta qualidade que o ajudarão a apresentar sua visão e missão de maneira adequada.

Incluir uma foto de cada membro de sua equipe com uma pequena biografia é uma ótima maneira de apresentá-los a pacientes em potencial. Pessoas se conectam com pessoas e essa é uma ótima maneira de criar uma relação com os pacientes.

 

  1. Crie ou melhore o seu site

Um site é o cartão de visita digital da sua empresa. Se você não tiver um, é hora de investir alguns recursos para criá-lo. Caso o seu site seja um pouco antigo e não seja atualizado regularmente, certifique-se de alterar isso.

Seu site pode ser uma ótima fonte de referência. Você pode publicar avaliações e depoimentos de pacientes e de membros da equipe. Você pode organizar um blog com informações úteis para seus pacientes. Um ótimo conteúdo sempre importa e esta é outra forma de fornecer valor agregado para seus pacientes. Além disso, os artigos regulares também o ajudarão a se classificar melhor nos mecanismos de busca, o que tornará sua prática mais visível para quem busca esses serviços. Isso pode ter um impacto positivo direto no potencial de crescimento de sua prática.

Outro fator importante a ser considerado é que seu site seja amigável. Deve ser criado com o paciente em mente e ajudá-lo a localizar o que precisa o mais rápido possível. Seu site deve ser responsivo a dispositivos móveis e fácil de usar, independentemente do dispositivo móvel. Dar ao paciente a possibilidade de marcar uma consulta ou baixar os resultados do laboratório diretamente do site é uma grande vantagem que será muito apreciada pelos pacientes atuais e atrairá potenciais.

 

Use as redes sociais

A mídia social é uma ótima ferramenta de publicidade com muitos potenciais. Se você for ativo em suas contas nas redes sociais, dará aos seus pacientes a opção de curtir ou compartilhar seu conteúdo. Assim, será visto pelo seu círculo social e criará mais tráfego para o seu site e potenciais clientes que podem se tornar pacientes.

Compartilhe informações relevantes e monitore sua presença online. O feedback positivo é ótimo, mas pode haver análises negativas também. Tente fazer o melhor com eles. Analise essas avaliações para encontrar o motivo da reclamação e tente resolvê-la. Certifique-se de responder tanto aos comentários positivos quanto aos negativos para mostrar que você se importa e se houve um problema significativo levantado por muitos pacientes, acompanhe fornecendo informações sobre as etapas que você executou para resolver o problema.

 

  1. Foco na qualidade do serviço

A alta qualidade dos cuidados médicos que você fornece aos seus pacientes é a principal razão pela qual eles permanecem em sua clínica. A atitude pessoal que os pacientes recebem é o que os faz recomendar um determinado médico. Atualmente, a experiência do paciente é muito importante.

Focar na qualidade do serviço prestado é uma das formas de atrair mais pacientes. Lembre-se de que existem alguns serviços adicionais relacionados aos cuidados médicos reais que são de grande importância. Um exemplo é o intérprete médico que trabalha os deficientes auditivos. Portanto, contratar um intérprete médico qualificado que tenha uma abordagem amigável com os pacientes e ganhe sua confiança é mais um bônus para sua marca. Este é um ativo importante e valioso que pode ajudá-lo a aumentar o número de seus pacientes.

Outro fator importante é a aparência geral do seu espaço profissional. Certifique-se de que está administrando um local limpo e acolhedor que atrai os pacientes assim que eles entrarem. Todos os seus funcionários – desde a faxineira e recepcionista até o especialista mais renomado, devem ser amigáveis ​​e prestativos e deixar uma boa impressão.

As pessoas tendem a compartilhar suas experiências positivas com alguns amigos, mas espalharão a notícia sobre o tratamento insatisfatório para o dobro de pessoas. De acordo com uma pesquisa da AAAHC, pacientes satisfeitos compartilham suas experiências positivas com outras cinco pessoas, em média, e pacientes insatisfeitos reclamam com nove (ou mais) pessoas. Isso é indicativo da importância de suas relações com os pacientes e da qualidade do serviço prestado por sua prática.

 

  1. Treine sua equipe

Para reter seus pacientes e atrair novos, seu consultório precisa de uma equipe de profissionais amigáveis ​​e dedicados a fornecer serviços de alta qualidade. Para conseguir isso, você precisa treinar adequadamente as pessoas que trabalham para você. Certifique-se de que sua equipe esteja ciente de como tratar os pacientes com respeito e que tenha o conhecimento para responder às suas perguntas.

Uma recepcionista que possa fornecer detalhes sobre os equipamentos utilizados durante um determinado procedimento, por exemplo, deixará o paciente com uma boa impressão e é mais provável que ele recomende seu consultório.

Para concluir, é necessário lembrar que você precisa revisar regularmente sua estratégia de marketing para incorporar ideias novas e emergentes que podem ajudá-lo a crescer. Você pode estabelecer sua própria equipe de marketing ou trabalhar com uma agência de marketing externa especializada na área de saúde. Qualquer uma das opções é viável, desde que você siga uma representação consistente da imagem e dos valores de sua clínica que o ajudará a estabelecer sua clínica como uma referência no mercado e aumentar a lista de seus pacientes.

 

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

 

Os pacientes também estão mudando o panorama da saúde, exigindo mais dos médicos e clínicas. Como consumidores, os pacientes estão percebendo o poder de escolha e sendo mais seletivos sobre quem lhes oferece os cuidados de que precisam.

Essa mudança significa que a melhoria da qualidade e os relacionamentos com os pacientes são mais importantes do que nunca. Mudar o foco de números sem rosto, como taxas de readmissão, para fazer coisas que melhoram a qualidade da assistência médica, como construir relacionamentos com os pacientes, pode realmente aumentar a satisfação do paciente, o que por sua vez pode melhorar outras métricas importantes.

Uma ferramenta que pode ajudar muito na relação clínica x paciente é utilizar um sistema de gestão. Os softwares específicos para a área da saúde são os mais indicados. Além de permitir agendamentos, anexos de exames e prontuários, os mais completos sistemas também reduzem muitas das tarefas administrativas envolvidas no gerenciamento de pacientes por meio da automação.

No geral, os sistemas de gestão podem tornar as informações de saúde mais acessíveis para seus pacientes e todos em sua equipe, fornecendo ferramentas de colaboração e comunicação que funcionam em vários dispositivos. Isso contribui para relacionamentos melhores, tratamento mais coeso e marketing mais inteligente. Todos poderiam se beneficiar com uma ferramenta como essa, apenas ganhos para a área.

 

 

 

 

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