5 Tendências em Saúde Digital para 2021

5 tendências em saúde digital para 2021

A saúde digital tem potencial para melhorar muito os serviços de saúde, mas, até recentemente, não era uma grande prioridade para os investidores. Se algo positivo surgiu com a pandemia de coronavírus, é que abriu uma nova oportunidade para revisitar como pensamos em saúde, da telemedicina à pesquisa e dados à colaboração.

 

Apesar do fato de que a indústria de tecnologia de saúde teve um crescimento lento anteriormente, o desenvolvimento era necessário para controlar a pandemia. A inteligência artificial na assistência médica, bem como outros avanços significativos, são essenciais para resolver a crise e criar desenvolvimento futuro.

 

2020 foi um desafio para o setor de saúde como um setor com mais funções e obrigações na pandemia. 2021 e a situação ainda é incerta em relação à pandemia, porém, os avanços tecnológicos nunca vão parar para facilitar o processo e ter um melhor desfecho no setor de saúde. 

 

Escolhemos 5 tendências em eSaúde que deverão se consolidar em 2021.

 

  1. A expansão da telemedicina

A telemedicina, ou a prática de médicos atendendo pacientes virtualmente em vez de em escritórios e hospitais tradicionais, aumentou tremendamente durante a pandemia, já que as populações em todo o mundo têm limitado contato físico. Esta prática tem demonstrado que as consultas remotas não são apenas possíveis, mas também fáceis e muitas vezes preferíveis.

Alguns especialistas afirmam que este é apenas o começo e que em breve a escala da telemedicina aumentará. Além das consultas remotas, os especialistas dizem que já estamos observando um aumento no uso de dispositivos médicos em casa, como o monitoramento remoto de pacientes com câncer por meio do aumento do uso de sensores.

 

  1. Big Data e análise preditiva

A organização e a comparação de dados de saúde de longo alcance é um desafio em si. A combinação de computação inovadora, tecnologias avançadas de banco de dados e software analítico de linha de frente fez com que o big data encontrasse sua aplicação verdadeiramente necessária no campo da saúde.

Uma enorme quantidade de informações de saúde está sendo gerada em nível organizacional e individual, desde o diagnóstico médico e dados de imagem em medicamentos até a observação de informações sobre condicionamento físico. As ferramentas analíticas de big data produzem experiências confiáveis ​​e calculadas a partir desses volumes de informações em um período muito curto.

 

  1. O poder da IA ​​e da saúde digital

A inteligência artificial terá um grande papel na transformação digital da saúde. Na verdade, espera-se que o mercado de saúde de IA ultrapasse $ 34 bilhões até 2025.

 

No momento, a maioria dos pacientes provavelmente já interagiu ou ouviu falar de alguma forma de IA, como os chatbots que oferecem serviços de atendimento ao cliente a terapia. Mas o futuro da IA ​​está na medicina de precisão, genômica, descoberta de medicamentos e imagens médicas. Veja os tratamentos de câncer, por exemplo. Ao usar o reconhecimento de padrões da AI, os médicos podem prescrever planos de tratamento personalizados adaptados à composição genética e ao estilo de vida do paciente.

 

No geral, a IA global no mercado de diagnóstico de saúde foi avaliada em quase $ 3,7 bilhões em 2019, e deve chegar a quase $ 67 bilhões em 2027, e startups em todo o mundo já estão aproveitando a oportunidade para criar a próxima peça disruptiva de tecnologia de saúde.

 

  1. Aplicativos, wearables e soluções de automonitoramento

Os aplicativos de automonitoramento vêm em várias formas, mas uma que está tendo retornos promissores são os dispositivos vestíveis, um mercado que deve atingir mais de $ 27 milhões em 2023, ante $ 8 milhões em 2017. De sensores de frequência cardíaca e rastreadores de exercícios a medidores de suor para ajudar os diabéticos a monitorarem o nível de açúcar no sangue e os oxímetros que monitoram a quantidade de oxigênio no sangue para pacientes respiratórios, o mercado de vestíveis está capacitando as pessoas a cuidar de seus próprios cuidados de saúde.

 

  1. Impressão 3D

O futuro dos serviços médicos é observado de forma abrangente com a tecnologia de impressão 3D com a impressão do tecido corporal até os apêndices artificiais, veias, pílulas e alguns mais. As organizações estão entregando tecidos de pele com plaquetas que ajudam a suplantar a queimadura de pele e outros problemas relacionados à pele enfrentados pelos pacientes. Os medicamentos impressos a partir de avanços de impressão 3D têm sido usados ​​desde 2015 e são endossados ​​pelo FDA.

 

Como podemos nos preparar para um 2021 melhor?

Este ano nos ensinou que flexibilidade e adaptabilidade são fundamentais para garantir altos padrões de saúde. As ferramentas e serviços digitais que colocam os profissionais de saúde no centro de suas plataformas certamente crescerão em 2021, e estamos para desenvolver e garantir uma gestão digital cada vez mais completa e que atenda as necessidades das clínicas médicas. 

 

Quer Digitalizar a sua Clínica Médica? Entre em contato e solicite uma demonstração clique aqui.

Confira nosso webinar sobre LGPD na Saúde: Sua clínica está preparada? Acesse aqui

Materiais

A Revolução do Prontuário Eletrônico na Jornada do Paciente

Bot do WhatsApp na Gestão Médica: eficiência, personalização e redução de custos

Desafios e Soluções para o Faturamento de Clínicas Médicas

O faturamento eficiente é um dos pilares fundamentais para a sustentabilidade financeira e operacional das clínicas médicas. No cenário atual, onde a saúde suplementar desempenha um papel importante no acesso aos serviços médicos …