Nas últimas décadas, testemunhamos o papel da tecnologia na evolução da comunicação. Você pode alcançar qualquer pessoa a qualquer hora hoje em dia, graças aos aplicativos de e-mail, SMS e chat. Com a acessibilidade sendo tão proeminente, as indústrias em todos os setores estão trabalhando arduamente para utilizar essas tecnologias da maneira mais relevante e eficaz possível.
Um dos aplicativos mais inovadores da última década é o WhatsApp. Desde a sua criação, conseguiu angariar 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo e se tornou um nome conhecido na comunicação, seja entre amigos e familiares ou empresas e clientes. Para as empresas, o WhatsApp é o método mais eficaz para alcançar uma base de clientes cujo número está na casa dos bilhões. Com as pessoas constantemente ativas na plataforma de mensagens, um novo mercado se abriu para empresas de todos os tamanhos. O lançamento do WhatsApp Business em 2018 apresentou aos proprietários de empresas a oportunidade de se promoverem ainda mais e operar seus negócios pelo WhatsApp.
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O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma experiência totalmente nova em comunicação empresarial. Por meio de um perfil de empresa verificado, eles podem compartilhar informações, apresentar produtos e oferecer serviços.
Em meio à pandemia de COVID-19 deste ano, várias indústrias se viram diante de um dilema: como atender melhor nossos clientes e oferecer a ajuda de que precisam? Era, e continua sendo, a questão da hora. Enquanto o mundo estava confuso e lutando para acessar fatos e informações sobre a pandemia, o WhatsApp forneceu uma plataforma para uma transação segura de dados e uma rede maior de conectividade.
Usando o WhatsApp Business no setor de saúde
No campo da saúde as clínicas médicas, hospitais, farmácias e outras organizações médicas podem usar o aplicativo de mensagens mais popular do mundo para atender sua base de clientes durante esse período de crise e também no futuro. Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde lançou o Alerta de Saúde da OMS no WhatsApp. Ao empregar o WhatsApp Business, a iniciativa permitiu que usuários em todo o mundo simplesmente enviassem “Oi” para o número designado e recebessem uma série de solicitações que lhes permitiam acessar informações e conselhos, obter respostas às suas perguntas e ajudar a divulgar – tudo em relação ao Coronavírus.
A tecnologia digital apresenta às clínicas médicas uma oportunidade sem precedentes de atender os clientes de maneira conveniente e fácil. Aqui estão 5 dicas de uso para o WhatsApp Business no setor de saúde.
Solicitação de agendamento:
Já se foram os dias de tentar marcar uma consulta médica por telefone. Agora os pacientes podem agendar suas consultas pelo WhatsApp. Além disso, podem optar por receber confirmações, cancelamentos ou lembretes através do WhatsApp para um processo tranquilo e sempre disponível.
Solicitação de relatórios médicos:
A maioria das visitas ao médico exige que os pacientes vão uma segunda vez para receber determinados resultados de testes. Isso agora pode acontecer via WhatsApp, economizando tempo e esforço do paciente e do médico. Eles podem se envolver em uma conversa direta para acompanhar seu status.
Notificações de aprovação:
As clínicas médicas podem usar o WhatsApp para enviar mensagens ou notificações em grande escala. Isso pode ser feito para agendamento eficiente de consultas e confirmações de pacientes.
Complementação de consultas
Hoje, com a telemedicina ativa, o aplicativo permite a complementação de informações durante ou depois uma teleconsulta. Dessa forma, os pacientes podem enviar informações complementares sobre o seu caso ou sanar alguma dúvida que possa surgir posteriormente.
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WhatsApp Chatbot na Saúde
Muitas pessoas com autismo, por exemplo, descobriram que falar com assistentes digitais como Siri, Cortana e Alexa é terapêutico. Inferimos duas coisas a partir dessa observação: primeiro, que o bot baseado em Inteligência Artificial (IA) interage com todos os humanos da mesma forma, substituindo as tendências humanas de generalização e estereotipagem, com polidez consistente, discurso literal e paciência. Em segundo lugar, ele nos diz que o chatbot está melhorando a vida no setor de saúde e que as portas para melhorias com a ajuda de bots foram abertas.
Telemedicina: ela veio para ficar?
Alguns dos problemas comuns que os clientes enfrentam ao lidar com marcas e organizações de saúde, como atrasos frequentes, falta de atenção personalizada e uma desconexão entre a experiência online e offline, podem ser corrigidos com a ajuda de chatbots de saúde eficazes.
Papel do WhatsApp Chatbot na saúde
A ideia de um chatbot para saúde existe há apenas alguns meses, no entanto, não há melhor maneira de aumentar seus serviços de saúde e satisfazer seus clientes do que combinar os benefícios dos chatbots de saúde com o alcance e o poder do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.
O WhatsApp Business pode ajudar as clínicas médicas a acessar uma vasta comunidade de usuários de maneira econômica por meio de chatbots construídos com o objetivo de responder instantaneamente a consultas e preocupações de clientes. Consequentemente, os chatbots de saúde no WhatsApp podem permitir que as clínicas médicas aumentem seu alcance, tendo conversas automatizadas em escala com clientes em potencial a qualquer hora do dia.
Essas conversas automatizadas geralmente imitam interações individuais regulares entre seres humanos e, portanto, trazem uma sensação de personalização que é valorizada por clientes. Um chatbot WhatsApp para saúde pode ser treinado para entender melhor o comportamento do usuário por meio de algoritmos bem projetados e prática contínua, o que, por sua vez, permitirá que o chatbot ofereça uma experiência mais rica e personalizada ao cliente.
Um paciente pode facilmente abrir o aplicativo WhatsApp em seu telefone e relatar seus sintomas ao chatbot da sua clínica médica e com base nos sintomas, o bot pode direcionar o paciente ao especialista relevante.
Vantagens de utilizar o chatbot no WhatsApp
Agendamento de consulta: o chatbot do WhatsApp para saúde pode facilmente agendar consultas com médicos com base na disponibilidade deles.
Dicas de saúde diárias: o chatbot do WhatsApp para cuidados de saúde pode enviar facilmente dicas diárias de saúde, como exercícios, manutenção da higiene, dieta balanceada para promover uma boa saúde geral e hábitos alimentares. Isso também ajudará a aumentar o valor da sua clínica médica.
Endereçando perguntas frequentes: um chatbot médico treinado para responder a perguntas repetitivas, mas importantes, dos pacientes é fundamental para melhorar a experiência do paciente e, ao mesmo tempo, economizar muito tempo para o médico / equipe médica.
Coordenação de Equipe Interna: o chatbot também pode facilitar a vida da equipe da clínica médica ou consultório. Informações como disponibilidade ou status de equipamentos, cadeiras de rodas, cilindros de oxigênio, etc. podem ser facilmente obtidas por meio de uma simples consulta no chatbot do WhatsApp.
Por que sua Clínica Médica precisa investir em gestão digital
No futuro, espera-se que a inteligência artificial sofisticada e diálogos inteligentes sejam características comuns dos chatbots de saúde, capazes de fornecer respostas a questões diferenciadas e avançadas. Esse sistema cognitivo artificial é definido para reinventar completamente as interações entre humanos e computadores.
O espaço da saúde está repleto de cenários que precisam ser automatizados para tornar o atendimento melhor e mais eficiente das clínicas médicas. O chatbot do WhatsApp para saúde permite que seu consultório seja acessível aos seus pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, tornando a sua clínica sinônimo de atendimento 24 horas por dia. A interação contínua com sua marca de acordo com sua necessidade também resulta em pacientes satisfeitos e que se sentem bem cuidados. Saúde acessível é uma questão proeminente. Usando as tecnologias mais recentes, os gestores de serviços de saúde podem levar suas operações muitos passos adiante para ajudar mais pessoas. Se você é um profissional de saúde e deseja saber mais sobre como integrar o WhatsApp ao seu negócio, entre em contato com nossa equipe de vendas e entraremos em contato com você.