Secretária médica: mantenha-se saudável

Secretária médica: mantenha-se saudável

Hoje, vamos abordar 10 dicas para as secretárias médicas se manterem saudáveis e ficarem atentas às questões pessoais, físicas e mentais, do dia a dia. Em meio a uma pandemia, acompanhar as rotinas no setor de saúde está cada vez mais difícil, o momento pede para que não se deixe os hábitos saudáveis de lado, e caso você não os tenha, está na hora de adquirir alguns. O fato é que passar muitas horas sentada, ou mesmo em pé, sem se exercitar adequadamente ou sem dar aquela pausa para um pequeno relaxamento poder acarretar uma série de problemas ao longo do tempo, como dores na coluna, varizes, tendinites, LER e outras doenças que podem afetar a sua produtividade e saúde. 

Porém, temos testemunhado várias profissionais da área que têm conseguido manter um estilo de vida saudável, sem comprometer a produtividade no trabalho. Como elas fazem isso, você pergunta? 

Este artigo descreve as dez principais maneiras pelas quais uma secretária médica pode adquirir e manter um estilo de vida saudável enquanto é ativa no trabalho. Como colegas de área, sabendo de toda a situação que estamos enfrentando, damos o nosso melhor para fornecer soluções que ajudem a aliviar a carga de trabalho dos colegas e gestores para que eles possam se concentrar nas tarefas que mais importam, como por exemplo, sua saúde, bem como a de seus pacientes.

 

Agora, confira 10 dicas de práticas simples, mas que vão mudar a sua rotina e a sensação de bem-estar corporal e mental:

 

6 dicas de gestão de tempo para organizar a sua rotina

 

1.Faça alguns exercícios de mesa

Pode parecer difícil incorporar na rotina a ida à academia e ficar em forma ao mesmo tempo que faz malabarismos com uma agenda de trabalho ocupada. No entanto, é muito mais fácil incorporar um estilo de vida saudável sem comprometer sua produtividade no trabalho.


– Levantamento de pernas

Sentada na cadeira, com as costas bem apoiadas no encosto e pés encostados no chão. Faça o movimento de elevação de uma das pernas com as pontas dos pés voltadas para cima, tomando cuidado para não desencostar os quadris do assento. Retorne à posição inicial. Repita o movimento com a outra perna. Tente fazer 30 elevações com cada perna. 

 

– Exercício de respiração

Em pé, pernas paralelas e afastadas na largura dos ombros. Inspire o ar e contraia o seu abdômen, tentando levar o umbigo em direção à coluna. Mantenha essa posição por 5 ou 20 segundos (respeite o seu limite) e repita o exercício duas ou três vezes.

 

– Agachamento

Em pé, de costas para um banco ou cadeira, incline o tronco ligeiramente à frente, projete os quadris para trás e sente-se no banco. Levante até estender as pernas e repita. Não ajude com as mãos na subida nem na descida. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições. 

 

Recursos do sistema de gestão para clínicas médicas

 

2. Beba água

É vital beber dois litros de água todos os dias. Isso pode ser facilmente alcançado se você colocar uma garrafa ou jarro de água em sua mesa com um lembrete de hora em hora definido em seu computador ou telefone celular para alertá-lo sobre beber um copo. A água tem muitos benefícios, um dos mais benéficos é que ela libera o estresse e mantém o corpo hidratado.

 

3. Faça seu próprio almoço

Em vez de almoçar fora todos os dias durante o trabalho, é bastante benéfico para sua conta bancária e para o corpo se você trouxer o almoço de casa. Pode parecer uma tarefa difícil preparar o almoço todos os dias, mas não precisa ser. Reserve algum tempo aos domingos para preparar comida para uma semana. Embale-os ou use fechos zip e leve cada pacote para o trabalho.

 

4. Caminhe: convide suas colegas secretarias médicas e façam um caminhada

Para se manter saudável, é vital que você se mantenha em movimento, em vez de ficar parado por longos períodos. Uma maneira fácil de incorporar isso é realizando reuniões caminhando ou fazendo caminhadas durante o intervalo para o almoço. Caminhar apenas 20 minutos por dia pode ter um impacto significativo na sua saúde e pode reduzir várias possibilidades de doenças cardíacas.

 

Sua clínica sofre com o no-show?

 

5. Cuide do seu pescoço

Uma das partes mais negligenciadas do corpo é o pescoço. Muitas pessoas desconsideram completamente seus pescoços e deixam de cuidar adequadamente deles. Uma vez que a maioria dos trabalhos exige sentar em mesas e olhar para telas de computador, isso pode causar tensões imensas em nosso pescoço, resultando em dores no mesmo que podem mais tarde levar a uma elevação nos níveis de estresse. Portanto, é uma boa prática fazer alongamento nessa região do corpo durante a pausa da mesa e das tarefas.

 

6. Faça pausas frequentes, mude de local.

Este conselho reflete o mencionado acima, é muito importante fazer intervalos curtos frequentes entre suas tarefas ou reuniões para ajudar seu corpo a se recuperar do estresse que tem enfrentado ao longo do dia. Isso ajuda a manter o equilíbrio e a permanecer ativo ao longo do dia.

 

7. Limite a ingestão de cafeína

Apesar do mito de que a ingestão de cafeína ajuda a despertar a mente e faz com que você se mantenha produtivo ao longo do dia, uma quantidade imensa de café pode causar dores de cabeça, fadiga e elevar o estresse. Recomenda-se que uma pessoa não tome mais do que 2 xícaras por dia e se você mantém uma programação saudável, como as mencionadas acima, você não precisará recorrer à ingestão de cafeína, pois seu corpo será naturalmente revitalizado e ativo.

 

Dicas de organização da rotina na Clínica Médica

 

8. Seja autoconsciente

Este conselho é direcionado ao nível espiritual, no entanto, seus efeitos não se limitam apenas a isso. A pessoa autoconsciente se dá conta de sua capacidade e não se esgota tentando alcançar o inatingível. Eles reconhecem seus pontos fracos e fortes e, em seguida, ajustam suas tarefas de acordo. Muitas pessoas que não conseguem se concentrar nessa prática geralmente se esgotam superestimando suas capacidades ou o que as tarefas exigem delas. A autoconsciência o ajuda a ficar em sincronia consigo mesmo e a manter o foco por mais tempo.

 

9. Férias são importantes

Este é provavelmente um dos conselhos mais impopulares em nossa indústria de trabalho. Muitas pessoas deixam de tirar férias, porque estão totalmente focadas em seu trabalho, tentando realizar o máximo de tarefas possível. No entanto, negligenciar um momento de relaxamento e uma mudança de local causa esgotamento, levando à improdutividade e elevação dos níveis de estresse. Assim, se você deseja permanecer focado no trabalho e deseja realizar mais do que costuma fazer, seria útil tirar essas férias, alimentar sua alma e inspirar sua mente, de modo que quando você voltar esteja revigorado e possa lidar com seu trabalho com uma nova perspectiva.

 

10. Gerenciar o estresse adequadamente

Todos os conselhos acima referem-se a este simples: gerencie o estresse de maneira adequada. Nenhum ser humano pode gerenciar a produtividade enquanto luta com altos níveis de estresse. Exercícios, férias e alimentação saudável ajudam a administrar melhor o estresse e fazem com que você se concentre nas tarefas que importam, sem causar esgotamento.

À medida que o setor de saúde cresce, aumenta também a responsabilidade dos profissionais de saúde. Isso significa que cada vez mais profissionais de saúde estão comprometendo sua saúde para cumprir as tarefas. Esperançosamente, este artigo ajuda a criar um estilo de vida mais saudável para os profissionais de saúde.

Aqui na eMed, oferecemos soluções que ajudam os profissionais de saúde a gerenciar sua carga de trabalho, para que tenham mais tempo para se concentrar em tarefas que requerem sua máxima atenção, como sua saúde, bem como a de seus pacientes.  Entre em contato conosco, caso necessite de algum esclarecimento. Como alternativa, você pode reservar uma demonstração para testar nossas soluções de gestão na saúde.

 

Solicite sua Demonstração AGORA!

Soluções que integram gestão de serviços, produtos e atendimento personalizado. Conheça por que somos o mais completo sistema de gerenciamento e gestão médica do Brasil!


eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | Politica de Privacidade