O que é Gerenciamento de Dados na Saúde?

O que é Gerenciamento de Dados de Saúde?

O Gerenciamento de Dados é a organização sistemática de dados de saúde em formato digital. Isso pode ser qualquer coisa, desde Registros Médicos Eletrônicos gerados como resultado de consultas médicas, até Registros Eletrônicos de Saúde, até anotações médicas manuscritas digitalizadas para um repositório digital.

 

O Gerenciamento de Dados tem a tarefa não apenas de organizar dados médicos, mas também integrá-los e permitir sua análise para tornar o atendimento ao paciente mais eficiente e obter insights que podem melhorar os resultados médicos, protegendo a privacidade e a segurança dos dados.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte:

 

A maioria das organizações de saúde coleta resumos de Registros Médicos Eletrônicos, dados de sinistros e dados sobre matrículas e programas médicos.
Somente as organizações líderes usam adicionalmente feeds eletrônicos de Registros Médicos Eletrônicos e dados do programa de gerenciamento de doenças.
Muito poucas organizações usam fontes de dados não relacionadas à saúde que podem ser usadas para aumentar dados médicos formais, como informações sobre o estilo de vida do paciente, monitoramento remoto e dispositivos vestíveis e dados de pesquisa sobre a experiência do paciente.

 

Planejamento Tributário para Clínica Médica

 

À medida que o Gerenciamento de Dados de Saúde progride, mais organizações irão coletar uma variedade maior de dados relacionados à saúde e os integrarão para gerar novos insights que podem melhorar a saúde do paciente.

 

5 benefícios do gerenciamento de dados de saúde

 

 

O gerenciamento de dados de saúde pode trazer benefícios significativos para organizações de saúde, equipe médica e pacientes:

 

1.Cria uma visão abrangente de pacientes, famílias e grupos de pacientes — perfis compostos que fornecem status e permitem previsões.

2.Melhora o envolvimento do paciente – é possível direcionar os pacientes com lembretes e sugestões de cuidados que possam ser relevantes para eles, com base na modelagem preditiva.

3.Melhora os resultados de saúde – é possível acompanhar as tendências de saúde em determinadas áreas ou entre populações específicas, preveja novas tendências e sugira medidas proativas para combater problemas de saúde crescentes.

4.Tomada de decisões de negócios – ajuda os gestores médicos a tomar melhores decisões baseadas em dados, como quais tipos de profissionais médicos recrutar, em quais equipamentos investir ou em quais tipos de pacientes se concentrar nos esforços de marketing.

5.Analisar a atividade do médico — será possível analisar os dados sobre médicos, como taxas de sucesso, tempo investido em diferentes tratamentos e decisões médicas e alinhando os médicos com as metas da organização de saúde.

Tendências do Mercado Digital na Saúde em 2022

 

Gerenciamento de dados e Business Intelligence

O Business Intelligence no setor de saúde está abrindo caminho para a assistência médica remota e oferece benefícios de segurança e gerenciamento aprimorados de dados do paciente para redução de custos e aumento de receita para melhor visibilidade das operações financeiras. Desde o monitoramento dos fluxos de caixa até a manutenção da conformidade, o setor de saúde está migrando para o mundo orientado por dados. E embora seja apenas o começo, o BI não é mais uma opção para a saúde. É uma necessidade.

 

 

Os principais benefícios do Business Intelligence no setor de saúde incluem:

  1. Tomada de decisão melhor e mais rápida;
  2. Gerenciamento de risco aprimorado;
  3. Atendimento e satisfação do paciente;
  4. Melhor gerenciamento de custos.

 

 

 

  • Tomada de decisões melhor e mais rápida: Profissionais de saúde de diferentes departamentos geralmente precisam colaborar em casos críticos. No entanto, sua colaboração, posterior tomada de decisão e tratamento, às vezes são atrasados ​​devido à indisponibilidade de recursos, especialmente de equipamentos, instalações e operações complicadas do sistema. Em casos críticos, o acesso fácil e rápido às informações do paciente em um portal de BI centralizado pode ajudar na colaboração rápida entre vários departamentos, na tomada de decisões e, em última análise, na agilização do atendimento ao paciente. A visualização fluida fornecida com BI no setor de saúde pode facilitar a obtenção de valor dos dados históricos do paciente e, portanto, fornecer cuidados elevados.

 

  • Gerenciamento de risco aprimorado: Com o histórico completo do paciente no sistema, com base em suas métricas clínicas, sociais e hereditárias, é possível que as instituições de saúde evitem possíveis desafios médicos que os pacientes enfrentam. Isso os ajuda a tomar medidas de precaução oportunas para mitigar o impacto.

 

  • Atendimento e satisfação do paciente: Pode ser problemático para os pacientes e suas famílias não ter clareza de sua condição médica, comparecer a exames redundantes e gastar muito com o tratamento. Um aplicativo de BI pode reunir todos os relatórios e apresentá-los em formato visual, fornecendo informações detalhadas sobre todos os aspectos da saúde do paciente. Isso elimina a necessidade de testes repetidos, o que, por sua vez, ajuda a economizar dinheiro. Além disso, com os dados do paciente se tornando tão abrangentes e detalhados, os médicos poderão fornecer atendimento individual ao paciente, aumentando assim a satisfação do paciente, em vez de continuar com uma abordagem única com inteligência de negócios no setor de saúde.

Gerenciamento centralizado de dados clínicos

 

  • Melhor gerenciamento de custos: Um dos principais contribuintes para o aumento dos custos médicos é a variação de pacientes e o desperdício associado ao tratamento. Em uma tentativa de reduzir o custo do atendimento ao paciente e reduzir o desperdício, os profissionais de saúde agora recorrem à análise de dados. Um software de gestão de saúde organiza os dados clínicos, financeiros, de satisfação do paciente e administrativos em um sistema de saúde em uma única fonte de informações confiáveis ​​que ajudam a seguir um caminho de gerenciamento de custos baseado em dados. Com todos os dados disponíveis em um só lugar, tarefas como custeio e faturamento ficam livres de erros e as variáveis ​​também podem ser facilmente calculadas.

 

 

A implementação da solução de um software de gestão médica, que contém o Business Intelligence correto, pode permitir a melhoria geral de uma organização de saúde, melhorando a produtividade e a eficiência em todos os departamentos, incluindo atendimento ao paciente, administração, finanças e mão de obra. Ele também pode ajudar os gestores médicos a serem ágeis e responsivos, apoiando a tomada de decisões rápidas e críticas e impulsionando a colaboração entre os departamentos. Com a expectativa de que o mercado de plataforma de BI de saúde exceda US$ 3,9 bilhões até 2023, crescendo de mais de 11% até 2023, não há dúvida de que mais e mais empresas continuarão a adotar BI para construir uma reputação em torno do atendimento ideal

 

 

 

Materiais

Como os Dados Otimizam a Gestão Médica

A Revolução do Prontuário Eletrônico na Jornada do Paciente

Bot do WhatsApp na Gestão Médica: eficiência, personalização e redução de custos