Os custos descontrolados atormentam o sistema de saúde há décadas, e os gestores estão sempre procurando maneiras de aumentar a eficiência sem comprometer o atendimento. O acompanhamento dos KPI’s de desempenho mais inteligentes pode ajudar.
Quando se trata de aumentar a eficiência, a saúde é um setor particularmente complicado. Existem limitações naturais na reengenharia das organizações de saúde porque vidas estão em jogo, não apenas lucros. No entanto, os gestores estão sob imensa pressão para otimizar a produtividade, especialmente desde a pandemia do COVID-19. Porém, com a análise de dados de saúde é possível melhorar as finanças da clínica médica.
O que são os KPIs na saúde?
KPI significa ‘indicador chave de desempenho’ e é um valor mensurável que determina a eficácia de uma organização em atingir seus principais objetivos de negócios para obter lucro e desenvolvimento sustentável. Qualquer grupo pode usar KPIs em diferentes níveis para avaliar seu sucesso em atingir suas metas.
O software de relatório de KPI ou software de rastreamento de KPI é utilizado por organizações exigentes para uma maneira mais fácil de medir o desempenho geral e processos específicos. Até mesmo as práticas médicas e de saúde podem contar com essa ferramenta para rastrear e relatar facilmente as métricas e obter insights acionáveis e gerar relatórios oportunos e confiáveis para ajudar as partes interessadas a tomar decisões críticas.
Mas o que faz um bom software de relatório de KPI? Vai depender das necessidades específicas de sua prática médica ou sua organização. Reserve um tempo para identificar seus requisitos exclusivos para gerenciamento de dados e como eles podem ser compartilhados com outras partes interessadas em sua organização quando necessário.
Como usar a análise de dados de saúde para impulsionar a estratégia
Os KPIs são diferentes de outras métricas de negócios, pois são projetados especificamente para impulsionar a estratégia, fornecendo metas de desempenho, marcos e insights de tomada de decisão. Por exemplo, o volume de vendas é uma métrica comum, mas por si só representa apenas um resultado. Por outro lado, os KPIs destinados a ajudar a aumentar o volume de vendas podem incluir medidas como o número de novos leads de entrada e o tempo de resposta do vendedor.
Dada a pressão financeira implacável no setor de saúde, os KPIs são essenciais e podem ajudar os gestores a aumentar o valor de seus serviços, reduzir custos, simplificar operações, otimizar a alocação de recursos e oferecer atendimento de alta qualidade.
Encontrando os KPIs certos
A chave é escolher os KPIs mais produtivos e projetar uma estrutura que alinhe as partes interessadas, como chefes de cirurgia e executivos financeiros, em toda a organização. Usamos duas grandes categorias para organizar os dados de uma clínica médica: operacional e financeiro.
KPIs operacionais
Essas métricas visam melhorar o uso de recursos e os resultados dos pacientes e podem incluir várias medidas, como os exemplos a seguir que ajudamos a desenvolver para um de nossos clientes, uma clínica inovadora de transtorno por uso de opióides:
- Utilização do provedor, ou seja, quanto do tempo de cada profissional de saúde (em número de horas ou porcentagem) é gasto em serviços faturáveis com os pacientes
- Não comparecimento do paciente
- Encontros únicos com pacientes
- Rotatividade de pacientes (admissões e altas)
- Pacientes únicos vistos
- Serviços por paciente, por visita
As manchetes das notícias tendem a se concentrar em procedimentos médicos e preços de medicamentos quando se trata de custos de saúde, mas a mão de obra geralmente é o maior fator que impulsiona o crescimento dos gastos. É por isso que os gestores que desejam reduzir custos fariam bem em se concentrar no melhor uso de sua força de trabalho – por exemplo, coletando dados para que os administradores possam otimizar os fluxos de pacientes e reduzir os tempos de espera, implantando aplicativos de computador e móveis para ajudar os médicos a gerenciar tarefas administrativas e aumentar o tempo gasto com os pacientes e enviando lembretes automatizados de compromissos aos pacientes para reduzir as não comparências e economizar tempo da equipe.
KPIs financeiros
A outra categoria de KPIs é financeira, e muitos deles são semelhantes às métricas usadas por outros setores, como fluxo de caixa operacional ou margem de lucro líquido. No entanto, alguns KPIs relacionados a finanças são exclusivos da área de saúde, como o custo do medicamento do paciente e toda a subcategoria com foco no relacionamento com os pagadores, mais comumente os planos de saúde.
Definir metas para melhorar os KPIs operacionais pode se traduzir em melhores resultados operacionais e de atendimento, enquanto fazer o mesmo para os indicadores financeiros reforça diretamente o resultado final. O objetivo geral da seleção de KPIs é descobrir quais metas têm o maior impacto, mantendo a equipe e a gestão alinhadas às metas compartilhadas. Também é crucial ajustar os KPIs ao longo do tempo, revisando-os à medida que as condições mudam. Antes que os gestores cheguem a esse ponto, eles precisam ter um painel eficaz para visualizar e interpretar essas métricas.
Segmentando as informações
A implantação de uma estratégia de KPI bem-sucedida requer a determinação das métricas e recursos mais úteis para cada painel para que as pessoas que interagem com eles possam fazê-lo de forma produtiva. Diferentes partes interessadas precisam de pontos de dados diferentes e terão KPIs diferentes, por isso é importante segmentar dados para o público certo. Por exemplo, talvez você queira projetar um painel operacional para médicos e equipe médica enquanto move os KPIs financeiros para um painel diferente para administradores e executivos.
A alfabetização de dados provavelmente varia muito em uma organização, por isso é importante apresentar informações e fornecer orientação, opções de visualização e filtros de uma maneira que não sobrecarregue as pessoas. O objetivo é maximizar o retorno do investimento, desenvolvendo um processo estável e repetível. Mas também é necessário maximizar a automação e minimizar a necessidade de interação humana com a aquisição e atualização de dados.
O que fazer e o que não fazer de outros KPIs de saúde ?
Em um ambiente de saúde, os resultados positivos do paciente devem substituir a lucratividade – portanto, o fato de os KPIs dependerem tanto de dados para ajudar a produzir eficiências pode levantar preocupações sobre possíveis conflitos. Com isso em mente, um indicador que indicamos evitar é vincular a compensação de incentivo da equipe ao volume de serviços prestados aos pacientes, pois isso poderia incentivar interações mais curtas e relações precárias entre profissional e paciente.
Levar em consideração vários KPIs também é crucial para entender e relacionar uma narrativa completa. Observar apenas uma métrica geralmente fornece uma imagem imprecisa. Cada organização é diferente e não há uma resposta única para traçar o caminho a seguir para o setor de saúde. Usada corretamente, a análise de dados de saúde oferece enormes oportunidades para melhorar os resultados e a qualidade do atendimento, à medida que a equipe e a liderança trabalham em direção a objetivos comuns.
Entendendo o básico
O que significa KPI na área da saúde?
KPI significa indicador chave de desempenho e é uma métrica baseada em dados que define uma referência para uma organização de saúde. Ele fornece uma meta de desempenho, marcos para avaliar o progresso e insights para melhorar a tomada de decisões. Os exemplos incluem a utilização do provedor, não comparecimento de pacientes e encontros exclusivos com pacientes.
Qual a importância da análise de dados na área da saúde?
A análise de dados permite que os provedores de assistência médica rastreiam informações cruciais, para que possam identificar áreas a serem aprimoradas e, em seguida, criar e implementar planos para fornecer serviços com mais eficiência. Isso resulta em maior produtividade, o que gera mais e melhores cuidados que salvam vidas, ao mesmo tempo em que gera maiores lucros.
Como funciona um painel de dados?
Um painel fornece uma exibição digital de todos os KPIs que estão sendo rastreados. De relance, ele permite que os usuários vejam pontos de dados específicos e tendências ao longo do tempo. Um painel é criado usando uma plataforma de “business intelligence” e pode ser usado para extrair informações de um banco de dados.