6 Dicas de Gestão do Tempo

6 Dicas de Gestão do Tempo

Nossas Dicas de Gestão do Tempo é pra você – profissional da saúde – que necessita organizar sua vida pessoal e profissional. Descobrir como desenvolver uma prática médica, participar de seminários, atender o maior número possível de pacientes e lidar com as responsabilidades administrativas em sua clínica pode ser um desafio. Pode ser estressante e também fazer com que você ceda ao limitar o tempo que passa com os pacientes ou ter que reduzir o tempo gasto com a família e amigos.

O gerenciamento eficaz do tempo pode ajudar médicos e secretárias a lidar com esse problema e estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Gerenciar o tempo é parte integrante da sua prática, pois pode significar melhor prestação de cuidados de saúde e aumento da receita, ajudando você a fazer melhor seu trabalho. Abaixo confira alguns pontos que médicos e secretárias podem melhorar nas suas rotinas.

 

  1. Estabeleça metas para organizar a sua Gestão do Tempo

O primeiro passo para uma melhor gestão do tempo dos profissionais da saúde é a introspecção. Reflita sobre seus pontos fortes e fracos, seus hábitos e seus objetivos. Como, quando e onde você é mais (e menos) produtivo? Articule o que você deseja realizar fazendo uma mudança. Mais tempo para desenvolvimento de carreira ou família? Gerenciamento geral do estresse? Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Defina as suas metas, isso o ajudará a entender suas necessidades de gerenciamento de tempo.

 

Recursos do sistema de gestão para clínicas médicas

 

Em seguida, você precisará monitorar como seu tempo é gasto. Crie uma auditoria de tempo e observe as tarefas que estão demorando mais do que o esperado. Você pode fazer isso manualmente ou com a ajuda de softwares e aplicativos de controle de tempo.

Reavalie constantemente seus objetivos e metas para ter certeza de que as tarefas nas quais você está trabalhando estão ajudando a alcançá-los. Também é importante manter o quadro geral em mente.

 

  1. Crie um plano de ação de Gestão do Tempo

A melhor maneira de realmente progredir em suas metas de gerenciamento de tempo? Planeje, planeje, planeje. Com qualquer novo projeto, é importante primeiro mapear sua linha do tempo e processo e, em seguida, fazer do planejamento uma parte de sua rotina semanal.

Aos domingos, por exemplo, divida suas metas semanais em tarefas diárias para saber em quais dias cumprir as metas; cada manhã, estabeleça tarefas específicas para aquele dia. Lembre-se de que seus níveis de energia irão flutuar ao longo da semana, portanto, planeje tarefas de baixa prioridade para as segundas-feiras, se possível, e tarefas mais criativas e exigentes para as terças e quartas-feiras. Considere agendar reuniões para as quintas-feiras, quando a energia dos outros começa a diminuir, e termine a semana usando as sextas-feiras para networking e para antecipar. Não se esqueça de olhar tudo riscado da lista e se parabenizar.

 

Dicas de organização da rotina na Clínica Médica

 

Nada disso funcionará se você não se mantiver organizado. Programe tudo, usando aplicativos online que podem ser vinculados ao seu e-mail, como o Google Agenda. Crie etiquetas coloridas para calendários específicos se estiver gerenciando as programações de vários membros da família para garantir que nada seja esquecido. Cuidado com o seu e-mail: os profissionais da saúde recebem um nível insuperável de comunicações eletrônicas. Use as configurações de e-mail para arquivar os que não precisam ser atendidos imediatamente, criar marcadores, habilitar respostas padronizadas para mensagens que são enviadas regularmente e usar filtros para atribuir automaticamente marcadores específicos a certas mensagens. E crie pastas para organizar projetos, trabalhos e pesquisas. Nomeie-os para que sejam fáceis de encontrar. Crie uma pasta para cada produto de pesquisa, empreendimento acadêmico e plano estratégico.

Com todo esse planejamento e organização, não negligencie o valor de programar o tempo de inatividade e priorizar ter uma vida fora do trabalho. Bloqueie pelo menos uma hora por semana para se atualizar, ser criativo ou apenas deixar sua mente vagar.

 

  1. Aprenda o poder do “Não”

Seus colegas de trabalho podem pedir sua ajuda para ver alguns pacientes extras. Isso pode nem sempre ser possível. Seja realista e prático em relação ao horário da sua clínica. Embora possa parecer uma boa ideia incluir mais alguns pacientes, pense se isso se encaixa em sua programação. Entenda que não há problema em dizer “Não” se isso significar que você provavelmente ficará sobrecarregado com sua carga de trabalho, como se isso pudesse afetar sua capacidade de dedicar tempo adequado aos pacientes.

 

  1. Envolva sua equipe 

Conseguir que a equipe da sua clínica médica o apoie é crucial para alcançar uma gestão eficaz do tempo e o bom funcionamento da sua clínica ou prática médica. Pequenas coisas como enviar lembretes aos seus pacientes para garantir que eles não percam suas consultas, confirmar visitas clínicas de acompanhamento e reagendar consultas quando necessário garantem um melhor uso do tempo do médico e do paciente. Simplificar o faturamento e as prescrições ou agendar procedimentos médicos pode ajudar a organizar as consultas e evitar atrasos desnecessários. Uma ótima maneira de fazer isso seria por meio de agendamento de consultas on-line, faturamento eletrônico e receitas eletrônicas, que tornam mais fácil para sua equipe organizar e gerenciar consultas clínicas.

 

  1. Comunique-se com seus pacientes

Evite erros de agendamento e falta de comunicação entre você, sua equipe e os pacientes, estabelecendo um meio de comunicação confiável. Alertas e lembretes automatizados podem ajudar a prevenir não comparecimentos às consultas, a maldição de toda prática médica. Lembretes e software de agendamento automatizado são fáceis de usar e também garantem que os pacientes não fiquem esperando indefinidamente em sua clínica. Isso garante o bom funcionamento de todos os seus compromissos diários de acordo com sua programação planejada.

 

Uma nova sociedade 60+

 

  1. Aproveite a tecnologia para fazer a sua Gestão do Tempo

A eMed é um sistema de tecnologia de software projetado para agilizar as práticas de saúde, otimizando o gerenciamento de práticas e organizando registros de saúde. Quando sua clínica está online e organizada, você e seus pacientes economizam tempo. Quanto menos tempo você gastar fazendo malabarismos com papelada administrativa e telefonemas, mais tempo terá para cuidar do paciente. Na eMed há também a disposição dos clientes um aplicativo para o gerenciamento da clínica médica;

 

A vantagem de usar um aplicativo de gerenciamento clínico é que ele oferece aos gestores e secretárias a flexibilidade de gerenciar sua prática médica onde quer que estejam. Os sistemas convencionais de gerenciamento de clínicas podem ser restritivos, pois têm acessibilidade limitada. No entanto, optar por um sistema com a tecnologia móvel pode ajudá-lo a economizar um tempo precioso. Use um aplicativo móvel integrado ao software da sua clínica. Isso permitiria que você acesse seu banco de dados de pacientes enquanto gerencia seus compromissos e relatórios de receita.

 

7 dicas para administradores de clínicas

 

Fazer algumas mudanças na forma como você trabalha todos os dias pode significar ter um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Com a tecnologia à sua disposição, o gerenciamento eficaz do tempo agora não é um desafio para os médicos. Na verdade, pode ser muito eficaz em ajudá-lo a atender mais pacientes diariamente, ao mesmo tempo em que dedica tempo aos seus pacientes regulares remotamente.

Para obter mais informações sobre como a eMed pode te ajudar com o conjunto certo de ferramentas a fornecer um atendimento melhor, visite o site.

 

Solicite sua Demonstração AGORA!

Soluções que integram gestão de serviços, produtos e atendimento personalizado. Conheça por que somos o mais completo sistema de gerenciamento e gestão médica do Brasil!


eMed Tecnologia - Todos os Direitos Reservados | Politica de Privacidade